Porque se trata de um método que busca equilíbrio entre a mente e o corpo com o uso principalmente da respiração, de forma sincronizada e harmoniosa, com exercícios individualizados e adaptados de acordo com a condição de cada pessoa.
Trata de pessoas com ou sem alguma patologia específica, diminuição de quadro álgico ( dor ) e prevenção de lesão.
Promovendo uma melhora eficiente da flexibilidade, alongamento, e fortalecimento muscular ativando todo o sistema corporal de maneira centralizada e precisa.
Os exercícios no Pilates Clínico visam a manutenção da estabilidade da coluna ( centro ), um correto alinhamento corporal, coordenação, respiração, precisão, controle e fluidez do movimento, assim como a concentração, de modo a desenvolver consciência corporal do praticante.
E qual é a diferença entre Pilates Clínico e o Tradicional ?
Pilates Clínico é realizado somente por fisioterapeuta especializada, podendo ser de maneira individual ou com no máximo dois pacientes por horário. O mesmo visa principalmente a reeducação postural, é realizado através de exercícios individualizados para estimular os músculos que suportam a coluna, sendo um método com impacto reduzido e de ativação total do corpo. É principalmente indicado para pessoas com dores cronicas, alterações posturais, fribromialgia, problemas articulares, Lombalgia, Cervicalgia, Hérnias Discais, tensões musculares e entre outras.
Os exercícios são elaborados após avaliação individualizada, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.
O Pilates Tradicional pode ser realizado por profissionais de outras áreas da saúde, como por exemplo o educador físico e normalmente é realizado com turma de três a seis pacientes por horário, é mais direcionado para o condicionamento físico do corpo e também possui exercícios de alta complexidade podendo ser contra indicado para determinadas patologias.
Você tem o poder da decisão, escolha viver com mais saúde através do movimento!